5 dicas para começar a criar conteúdo – Mariana Leal

Você que está conectado ao MarkEsalq e segue nossas redes, assiste nossos programas, participou de algumas das nossas aulas abertas, já deve estar cansado de nos ver falar sobre conteúdo. Porém, o fato é que produção de conteúdo é algo tão importante que é impossível ignorar, principalmente nessa era digital “onde” vivemos.

No universo digital quem produz os melhores conteúdos também é quem se relaciona melhor com seu público e, naquele lindo efeito dominó, gera mais busca pelo seu conteúdo, gera mais fluxo através de sistemas de buscas; assim mais reconhecimento, mais vendas e mais interação/indicação. E se você ainda não está convencido, respire fundo e simplesmente aceite.

Para te ajudar no processo, vou dar 5 dicas preciosas para você começar:

  1. Anote insights

A vida é feita de momentos e ideias, o que você enxerga agora não será o mesmo que vê daqui um tempo, as ideias aparecem enquanto vivemos e com muita frequência quando não temos nada para anotações. Então deixe um lugar onde você possa fazer anotações de forma fácil e rápida sempre em mãos. Vale celular, post-it, bloco, caderno, qualquer coisa que faça com que as ideias comecem a tomar forma. Afinal, antes de os sonhos saírem do papel, eles precisam ir para o papel, esta é a primeira forma concreta das ideias.

  1. Saiba bastante do tema

Eu não sei com o que você trabalha, se você é um vendedor, um pesquisador, um estudante ou um jardineiro. Eu só sei que você precisa ter conhecimento no tema.

Faça pesquisas na internet, leia revistas, artigos, converse com outras pessoas, descubra quais são as dúvidas, quais são as oposições, os problemas, as dificuldades. Se você quer passar informação para alguém você precisa deixar claro que você sabe do que está falando.

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  1. Se posicione

Diferente do que muitos dizem e pregam, nenhum texto no mundo está livre de posicionamento. Por mais neutro que pareça, todo mundo tem opiniões sobre tudo e, se você está escrevendo sobre algo, você está expondo seus pensamentos sobre isso. Não se reprima, deixe fluir!

O cuidado está na intolerância ou nas ideias extremistas, todo mundo pode se posicionar, isso mostra que você conhece do assunto e tem uma mente crítica. Não aceitar opiniões diferentes e/ou acusar outras ideias, já é falta de respeito. Mostre que sua opinião tem fundamento e embasamento, assim atrairá olhares e leitores que também te respeitarão.

  1. O caos mental

Somos bombardeados o tempo todo por informação. Nossas redes sociais clamam por atenção e nós somos seres sociais, outro dia falarei mais disso, porém é muito importante que você entenda seu processo criativo e esse autoconhecimento demanda tempo e ação.

Existem pessoas que precisam de total silencio para criar, enquanto outras precisam de barulho e agitação. Também tem as que precisam de intervalos, outras que se expressam em “uma sentada”. Quanto mais você treinar, mais fácil será tirar as ideias da cabeça e colocar no papel e mais fácil será entender quais os melhores momentos para continuar ou parar.

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  1. Seja criativo

Uau, que dica mais sem graça! rs

Aqui quero deixar claro que os textos para o universo digital são completamente diferentes dos textos encontrados nas mídias mais tradicionais. Na internet somos sempre vendedores, vendemos ideias, vendemos facilidades, vendemos conexões. Atrair, encantar e deixar aquele gostinho de quero mais é que faz a vida ser colorida.

Cada vez mais a venda é feita através de experiências e isso fica explicito em todas as ações da sua marca. Criar conteúdo não é falar sobre sua marca, seus produtos ou seus serviços. Criar conteúdo é falar sobre o que você pode fazer pelo outro, gerar sentimentos, fazer com que as pessoas vivam e sintam sua marca e não apenas comprem produtos, seja ele qual for.

Agora, pegue uma folha, um caderno, sua agenda e comece a colocar as ideias para fora. Comece o processo. Todo mundo tem algo para mostrar ao mundo, só precisa começar. 

Sobre a autora:

Mariana Leal

Jornalista formada pelo UNESP

Possui especialização em Gestão de Negócios pela ESPM

Consultora do MarkEsalq

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Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó, do Universo.
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