Marketing: Uma atividade meio ou uma atividade fim?

Vamos começar assim: Marketing é uma atividade imprescindível para se alcançar o melhor resultado de vendas. E já me antecipando a resposta, Marketing é uma atividade meio e uma atividade fim, ao mesmo tempo. Meio enquanto estudo de se fazer o melhor produto com maior valor agregado e preço competitivo. Fim quando se tem que ter a melhor estratégia de distribuição e a forma mais contundente de se comunicar. Partindo da velha definição de Philip Kotler, o marketing acontece com as melhores práticas dos “4P’s”: Produto, Preço, Praça e Promoção que ainda são extremamente atuais, e ajudam milhares empresas a montar suas estratégias. Mas, como tudo, o marketing evoluiu e hoje o que vale é o Marketing 4.0 que resumidamente pode ser dito como: a revolução digital.

Leia mais sobre comportamento aqui!

As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e Internet) aumentará. As empresas precisam saber como integrar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital. Assim, o marketing 4.0 aplica-se a esta nova etapa em que o grande desafio das marcas é saber envolver um público cada vez mais sem tempo e impactado por inúmeros estímulos.

Saiba mais sobre o marketing no seu  dia-a-dia

A velocidade das mudanças é tão grande que aquelas empresas que continuarem a olhar para seus próprios umbigos e não aceitar que não dá para ficar parado esperando o tsunami passar estejam preparadas porque vão “morrer de sucesso”. Elas precisam se aparelhar, jogar fora velhas crenças que marketing e comunicação são despesas e não investimentos. Precisam se aproximar de seus consumidores saber mais e mais sobre seus hábitos, necessidades e desejos. Ter em seus quadros de colaboradores profissionais voltados para as melhores práticas de marketing como também se cercarem de experts, parceiros estratégicos que potencializem toda e qualquer ação de comunicação. Soluções simplistas como, por exemplo, só anunciar nas redes sociais tem resultados medianos ainda mais quando estão sob a crença que se está fazendo muito com pouco investimento. O famoso me engana que eu gosto.

As empresas não morrem somente por fazerem coisas erradas. Elas morrem também por fazerem as coisas certas por muito um longo tempo demais. Estamos na era da efemeridade. Mais do que uma atividade meio ou fim, o marketing é uma necessário para quem quer se manter vivo nesse mundo cada vez mais efêmero,  competitivo e com consumidores mais exigentes. Pratiquem Marketing. Faz bem para finanças.

 

Pedro L. Marcilio

Mentoria &  Inovação em Marketing

pedrotcv@hotmail.com

The following two tabs change content below.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó, do Universo.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó, do Universo.

Deixe uma resposta