O (cada vez mais novo) Processo de Decisão de Compra

Dentre os principais questionamentos de qualquer empresa, conhecer o motivo pela compra de um produto se sobressai. Esse questionamento, em conjunto com fatores individuais e sociais que interferem no comportamento do consumidor, determinam o Processo de Decisão de Compra. Dessa forma, uma série de etapas justificam o consumo e a compra de um item ou serviço.

Conhecer as necessidades do consumidor é tarefa imprescindível para alcançá-lo. Entretanto, a forma como essa comunicação e compreensão são interpretadas, têm passado por mudanças constantes. Visto que 83% dos brasileiros estão buscando formas de fazer seus dias serem mais fáceis, segundo a Kantar Futures, as empresas visam além das já convictas praticidade e rapidez, otimização de tempo e menor desgaste mental, no momento da compra.

Neste cenário, a hiperconveniência surge em formatos que facilitam o processo de tomada de decisão do consumidor atual, tornando-o mais interativo e menos linear. Estratégias multicanalizadas, como a retirada de um pacote comprado online,  na loja física, ou uma parceria entre a Uber que faz com que seu produto chegue até o destino final, viabilizam a comunicação que o consumidor espera.

De acordo com a Kantar IBOPE Media, líder no mercado de pesquisa de mídia, enfrentamos a era do engajamento onde consumidores cada dia mais exigentes são capazes de se expressar e se informar sobre aspectos de compra de um serviço ou produto, buscando uma experiência integrada, mas progressivamente mais objetiva através das reviews, indicações ou atendimento pós compra, que aproxima ainda mais o consumo idealizado da vida real.

Saiba mais sobre o Novo Modelo de Comportamento aqui!

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners, aponta que durante a compra online, 85% dos brasileiros são influenciados no processo de decisão de compra, pela navegabilidade do site, seguida pela política de entrega e preços. E, nas compras físicas, as formas de pagamento são destaque.

Buscando aproximar-se efetivamente dos consumidores, de acordo com a pesquisa conduzida pela Forrester, 63% dos profissionais de marketing utilizam mapas para compreender e monitorar o processo de engajamento do público, que caracterizam uma jornada de compra mais inovadora e rápida, englobando desde a experiência de varejo, usabilidade/acessibilidade de aplicativos até a atratividade da plataforma de comunicação entre consumidor e marca.

The following two tabs change content below.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó do Universo.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó do Universo.

Deixe uma resposta