O Vale do Piracicaba – Por Pedro Chamochumbi

Com cerca de 450 mil habitantes a cidade de Piracicaba é um importante polo de desenvolvimento do interior do estado de São Paulo, uma cidade historicamente reconhecida por seu perfil progressista,  força industrial e excelência acadêmica.

De acesso ágil à outros polos de desenvolvimento e empreendedorismo paulista, com 3 distritos industriais que abrigam mais de 200 plantas fabris, a presença de importantes multinacionais, Parque Tecnológico e arranjo produtivo local do álcool consolidados, 14 Instituições de Ensino Superior, 200 grupos de pesquisa e extensão universitária,  muitos de renome internacional, atualmente Piracicaba aparece como uma das melhores cidades do país em diversos rankings como Segurança, Qualidade de Vida e Cidades Inteligentes. Um ambiente ideal para viver e fazer negócios.

Leia também O que sua rede de contatos tem a ver com sua carreira?

Neste ano de 2018 a cidade de Piracicaba celebra os 2 anos de seu ecossistema de inovação em agricultura digital – O Vale do Piracicaba (AgTech Valley) que segue em forte expansão.

Lançado em 2016 com objetivo de reafirmar a cidade como polo de desenvolvimento e centro de inteligência do agronegócio tropical global, o movimento propõe o reconhecimento do ecossistema local como o Vale do Silício da Agricultura em referência ao berço das gigantes da tecnologia e nossa grande vocação local para alavancar a agricultura digital.

Este conceito de ecossistema fundamenta-se na presença de diversos atores que o impulsionam em sinergia,  na força dos empreendedores inquietos e na presença histórica da ESALQ – USP, atualmente reconhecida como uma das 5 melhores universidades do mundo dedicada às ciências agrárias. Entre elas, a única na zona tropical onde os alimentos são produzidos em escala para suprir a demanda global.

Neste contexto Piracicaba entende que possui o papel irrevogável de protagonista no desafio de criar soluções inteligentes para alimentar um planeta que em breve terá 9 bilhões de habitantes. Sabemos que mais do que alimentar o planeta precisamos difundir métodos produtivos mais eficientes e sustentáveis. Precisamos produzir mais com menos e para isso não existe milagre, a adoção de tecnologia no campo é a chave.

Mais informações sobre o AgTech Valley!

Além da ESALQ a atuação de Instituições como a FATEC Piracicaba, Instituto Federal, Escola de Engenharia de Piracicaba, UNIMEP e Pecege tem fortalecido o movimento com a formação de mão de obra qualificada, estímulo à inovação e a inserção de profissionais com perfis mais inovadores no mercado de trabalho que está em plena transformação.

É notável que o movimento do Vale do Piracicaba está em crescimento exponencial, vivendo o dia à dia no Vale podemos observar um expressivo surgimento de novas startups, tendo como força motriz o interesse de pesquisadores em converter seus estudos em modelos de negócio e a constante aproximação e migração de empresas dedicadas à agricultura digital para a região. Sem dúvidas essa expansão é resultado da integração entre os promotores do ecossistema, o que faz de Piracicaba um ambiente de empreendedorismo cada vez mais maduro e favorável ao desenvolvimento e à escalabilidade de novos modelos de negócios de impacto em diferentes estágios e apoio às iniciativas de corporate venture.

Alguns fatos que marcaram estes primeiros anos do ecossistema Vale do Piracicaba:

2013-2018 – Expansão das empresas associadas, pré-incubadas e incubadas na ESALQTec, em 2013 a entidade possuía aproximadamente 20 empresas  e em 2018 o número já ultrapassa 100 empresas

2016 – Criação do AgTech Garage que promoveu e divulgou o 1º Censo das Startups Agtechs

2016 – Lançamento da Usina de Inovação e atração das primeiras empresas AgTech que migraram para Piracicaba como SP Ventures (São Paulo), Horus Aeronaves (Florianópolis), Aegro (Porto Alegre) e Sintecsys (Jundiaí)

2016 – Plataforma Startagro e Usina de Inovação realizam Startagro Pira, o evento atraiu 430 pessoas e reuniu importantes atores do ecossistema brasileiro de inovação em agricultura digital

2017 – SEBRAE Regional Piracicaba lança Programa Startup SP Agro Digital – Programa de apoio às startups AgTech em estágio inicial. Em 2017 o Programa desenvolveu 12 startups e neste ano de 2018 mais 10 startups que estão no Programa serão apresentadas ao mercado

2017 – Lançamento do HUB de Inovação Pulse  – Raízen inicia relacionamento com startups AgTech, acompanhamento e difusão de suas tecnologias com apoio de SP Ventures e NXTP

2017 – Lançamento do SISPAIT – Prefeitura e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia lançam decreto municipal que institui Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia

2017 – 1ª ESALQShow – Realizada pela ESALQ-USP a feira destacou as inovações tecnológicas do setor, aproximou startups de grandes empresas e apresentou as pesquisas desenvolvidas na Universidade em vitrine internacional voltada a incentivar a adoção e integração de tecnologias à favor da sustentabilidade no campo.

 

Sobre a Usina de Inovação

A Usina de Inovação é um ambiente de negócios criado em dezembro de 2016 para impulsionar movimento AgTech , ocupar o patrimônio histórico da antiga Usina Monte Alegre e aproximar os principais atores do ecossistema de inovação de Piracicaba considerando empreendedores, universidades, aceleradoras, agências de fomento, investidores e grandes empresas.

Com 400 mil m², a área da antiga Usina Monte Alegre possui a inovação e o empreendedorismo em seu DNA. Ali foram construídas as primeiras locomotivas 100% brasileiras, a 1ª Fábrica de papel do mundo a usar “bagaço” de cana-de-açúcar como matéria prima e em seu auge foi a segunda maior Usina açucareira do país. Ocupar este espaço com a visão de construir uma plataforma de inovação aberta e contribuir para o fortalecimento de nosso ecossistema de inovação tem sido um desafio inspirador. 

Hub Usina de Inovação tem sido palco de importantes iniciativas do ecossistema local e os primeiros resultados mostram sua evolução. Desde seu lançamento já são 20 empresas residentes, que juntas mantém 104 postos de trabalho e movimentaram mais de R$ 16 Milhões no último ano. Com mais de 5.000 visitantes já recebidos a Usina de Inovação está disponível para empreendedores associados ou residentes e conta com  escritórios comercias privativos, restaurantes, auditório, sala de reunião, espaço co-working, área de experimentação de tecnologias, espaços para eventos, pub, café, cervejaria e laboratório de fabricação digital distribuídos em 4.500,m² de edificações revitalizadas.

Para saber mais acesse www.usinadeinovacao.com

 

Pedro Chamochumbi

Gestor da Usina de Inovação

Agente de Inovação Vale do Piracicaba – AgTech Valley

 

The following two tabs change content below.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó do Universo.
Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó do Universo.

Deixe uma resposta