“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda!”

Essa foi uma das maiores afirmações que Henry Ford, criador da marca de automóveis Ford, fez quando começou sua indústria. Muitos ainda acreditam que propaganda é um mal necessário. Uma “despesa” muito cara. Perdoai, eles não sabem o que falam!

Esta é uma visão distorcida sobre a grande importância da comunicação e do marketing. Comunicação é a grande prática para se atrair clientes, consumidores, é uma alavanca de vendas. Por outro lado, e aí sim eu chamo de despesa, é quando se faz propaganda simplesmente por fazer. Se meu concorrente faz e eu tenho que fazer. Não é por aí! A coisa não é não simples assim. Há muito tempo a propaganda vem ganhando técnica e evoluindo muito. Deixou de ser um espaço onde estética e texto devem combinar. Ninguém compra uma marca de desodorante porque ele protege, isso é obrigação nessa categoria. Compra porque, proteção tem que ter o significado de segurança, liberdade, aceitação social, entre outras necessidades psicológicas.

Isso remete a um ponto fundamental: conhecer seu cliente, seu consumidor. Saber, realmente quem ele, é como se comporta, no que acredita, como se expressa, seus valores e assim por diante. Não se faz propaganda para agradar o “dono da empresa”, e sim para atrair seus clientes.Um dos grandes desafios da propaganda não é criar o tal “top of mind”, mas sim conseguir um share of heart, um espaço no coração das pessoas.

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Com a velocidade e quantidade de informações que cada um de nós recebe hoje em dia, por meio das mais diferentes mídias, digitais ou off-line, o poder de absorção é cada vez menor. Um post nas redes sociais tem de 3 a 5 segundos para agarrar a atenção de quem vê e assim mesmo não significa que quem viu vai comprar. Do que adianta 800 likes no Facebook se isso não se traduziu em vendas? A propaganda é um sub composto do marketing e está atrelado a estratégias, conteúdos cada vez mais necessários para convencer e seduzir alguém de experimentar uma nova marca ou comprar novamente.

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Marcas bem-sucedidas tem fãs, embaixadores, aqueles que defendem seus diferenciais e incentivam outras pessoas a experimentar. A propaganda, bem-feita, bem estruturada e articulada às estratégias de marketing elaboradas, ajudam a criar esse batalhão de seguidores e influenciadores. Afinal, é sempre bom estar ao lado de Marcas campeãs. Tenha sempre ao seu lado um expert em comunicação e não dê para qualquer um essa responsabilidade. Isso sim pode ser a diferença entre “gastar” ou investir em propaganda.

Pedro L. Marcilio

Mentoria & Inovação em Marketing

pedrotcv@hotmail.com

 

 

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Graziele Silva

Graziele Silva

Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó, do Universo.
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Graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos. Acredita que o conteúdo vai unir todas as pontas sem nó, do Universo.

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