Blog - Página 4 de 6 - MarkEsalq

MarkEsalq - Marketing e gestão em alimentos e agronegócios

MarkEsalq - Marketing e gestão em alimentos e agronegócios

MarkBlog

04/04/2018

Empreendedorismo social, o que é? – Por Vitor Freitas

A cultura empreendedora vem ganhando bastante foco na última década em meio a empresas que apresentaram um crescimento exponencial assustador, inclusive no Brasil, o caso da 99, PagSeguro e Nubank que passaram a valer 1 bilhão dólares nos últimos meses; e, recentemente um novo tipo de empreendedorismo vem crescendo e ganhando cada vez mais atenção, […]

29/03/2018

O Aumento da População Mundial e a Demanda por Alimentos

Autores do artigo: Eduardo Spers – Coordenador do MarkEsalq e Caetano Haberli – Consultor do MarkEsalq O agronegócio de dentro da fazenda é responsável, em todo mundo, pela produção de alimentos e pela segurança alimentar dos países. O Brasil que está entre os três maiores produtores de alimentos, dentro da fazenda, do mundo tem papel […]

26/03/2018

Faça o Centro de Reabilitação de Piracicaba ter uma Páscoa mais feliz

Hoje, representantes do MarkESALQ foram ao Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP) ajudar em um projeto admirável que ocorre há mais de 8 anos, a Páscoa Solidária. A finalidade deste projeto é a doação de mais de 400 ovos de páscoa para aqueles que hoje participam do processo de reabilitação no CRP. A Associação de […]

23/03/2018

Purríssima “distribui” amostras grátis de água em pó – Marketing Social

Parecia um produto inovador, sendo lançado justamente no Dia da Água, a empresa fictícia “Splash”, trazendo para o a solução para um dos maiores problemas do mundo, a escassez da água. O título chamativo aguçou a curiosidade dos internautas que queriam conhecer o produto, quando entravam no site, descobriam que era uma campanha de conscientização. […]

21/03/2018

O Coaching de Carreiras Agro – Por Carola Magnabosco

O coach é alguém que guia os passos de uma pessoa para que esta tenha sucesso pessoal e profissional sustentado em valores e princípios. A demanda por esse profissional é cada dia mais crescente e a metodologia reconhecida por pessoas e empresas que já utilizaram. O coaching pensa no futuro e te prepara para ele. […]

08/03/2018

Marketing Feminino

Mais do que produtos pintados de rosa e exclusivamente femininos, as mulheres têm conquistado olhares e espaço na publicidade, deixando o estereótipo de consumista passiva e participando ativamente nas decisões de compras importantes, bem como cobrando identificação e representatividade no que consomem: além do marketing no feminino, buscamos marketing feminino, feito por mulheres e para […]

16/02/2018

O que é marketing de influência?

O Marketing de Influência não é recente. Desde o início das relações humanas nós somos influenciados pela família, amigos e pessoas com quem convivemos. É só lembrar da Copa de 2000, quando uma geração de meninos cortou a franja do Ronaldo. Desde Beatles, até Zezé de Camargo. No meu caso, foi só virar fã de […]

07/02/2018

Macroambiente de Marketing no Agronegócio – Parte 2

Dando continuidade ao post anterior sobre Macroambiente de Marketing no Agronegócio, abordaremos sobre o estudo dos processos e das atividades de marketing, relacionadas às instituições ou empresas que são resultados de uma perspectiva ampla, incluindo aspectos culturais, políticos legais, sociais, demográficos, religiosos, tecnológico bem como as interações econômicas. Esta investigação caracteriza as análises do macroambiente […]

14/12/2017

Macroambiente de Marketing no Agronegócio

As empresas enfrentam ambientes externos cada vez mais turbulentos, complexos e globalizados – condições que cada vez mais dificultam a sua interpretação. É um processo que deve ser conduzido de forma contínua e para aqueles que a realizam devem ter a compreensão de sua complexidade e de seu significado para a companhia.[1] O estudo dos […]

12/12/2017

Conheça cases de Marketing de Commodities

Commodities são produtos conhecidos por terem características uniformes e não serem diferenciados. O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities, com destaque para as culturas de milho, soja, algodão, além de carnes bovina, suína e de frango. Por terem uma demanda crescente, no país ainda são poucas as iniciativas de marketing para determinada […]

05/12/2017

Mas, o que é Marketing?

Vamos conversar sobre algumas definições de marketing de forma mais genérica para podermos definir qual é a função de marketing no agronegócio. “Marketing é o processo de atrair e manter clientes” Levitt (1990) “Marketing é uma função gerencial para ajustar oferta e demanda” Rocha e Christensen (1999) Estas duas definições nos permitem concluir que marketing […]

04/12/2017

Programa Abre a Porteira discutirá Marketing em Alimentos e Agronegócios

O MarkEsalq estreou na última segunda-feira (27/11) o Programa Abre a Porteira, com o objetivo de apresentar e discutir iniciativas de marketing no agronegócio entre todos os elos da cadeia, do campo à mesa. O programa, apresentado pela Juliana Chini e Mariana Leal, tem um formato de bate-papo informal, além de ser transmitido ao vivo […]

30/11/2017

Um Brasil que deu certo… Mas, ainda temos muito o que fazer.

O agronegócio do Brasil vem se transformando nas últimas décadas. Nos anos 1990, a agricultura brasileira deu um salto de qualidade na tecnologia da agricultura tropical com ganhos de produtividade introduzindo novas variedades de cultivares, com a melhoria do gado zebuíno, com os capins, com o início da consolidação do plantio direto, com a introdução […]