Seguindo os artigos sobre marketing do agronegócio, nos próximos iremos abordar sobre o ambiente interno, começando pelos conceitos, seguindo
A definição da AMA – American Marketing Association define o a análise do microambiente como sendo: o conjunto de forças ligadas a uma organização que tem impacto direto sobre a sua capacidade para servir os seus clientes. O microambiente inclui capacidades de organizações externas: canal de distribuição, concorrentes, clientes e consumidores, com as capacidades da própria organização.[1] Neste trecho iremos analisar somente as capacidades internas da própria organização, já que vimos as capacidades de organizações externas ligadas à companhia na análise do ambiente competitivo.
Os resultados das análises dos ambientes externo e interno são distintos, porém se completam. O estudo do ambiente externo permite que a empresa identifique aquilo que poderia escolher para fazer. O estudo do ambiente interno permite que a empresa identifique o que pode fazer.[2]
Um bom começo para uma análise do ambiente interno deve envolver avaliações criticas sobre os objetivos da companhia, suas estratégias estabelecidas, seu desempenho na execução das estratégias, a alocação de recursos nas ações de maior valor para o cliente, nas características estruturais do uso de tecnologia, finanças, recursos humanos e na atmosfera política. O quadro abaixo propõe um modelo para análise do ambiente interno da companhia.
Desempenho atual da companhia
Qual a nossa missão, visão e valores?
Quais os nossos objetivos e metas de marketing?
Objetivos de marketing, visão, missão e valores, são coerentes com as mudanças e análises do ambiente externo, do ambiente competitivo e com as mudanças nos consumidores?
Os resultados esperados em vendas, lucratividade, competitividade, conhecimento de nossas marcas, satisfação e preferência dos consumidores, participação de mercado, comunicação, estão com sendo alcançados?
Podemos comparar nosso desempenho com os de nossos concorrentes? Como?
Podemos avaliar se nosso desempenho está oscilando para melhor ou para pior? Medimos as causas e os efeitos de nossas ações cruzadas com as oscilações de nossos desempenho?
Como sabemos se nossas estratégias de marketing estão corretas e consistentes?
Sabemos implantar – colocar pra funcionar - nossas estratégias de marketing e de vendas?
Um desempenho melhor ou pior está relacionado com um planejamento e implementação bons ou a uma melhoria do ambiente externo ou organizacional? Temos como garantir ações que Irão consolidar nosso desempenho melhor?
Recursos Atuais e Previstos
Como estão os nossos recursos internos: financeiros, humanos, conhecimento e experiência, relacionamentos com fornecedores, relacionamento com consumidores e acesso a tecnologias?
Esses recursos sustentam uma plataforma de para satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor melhor do que os nossos concorrentes?
Podemos avaliar se esses recursos podem mudar para pior ou para melhor?
Como podemos acompanhar essas mudanças para alavancar recursos agregados?
Numa situação de falta ou de perda competitiva do recurso, podemos compensar essas restrições?
Questões culturais e estruturais atuais e previstas
Podemos avaliar a cultura de nossa empresa? Ela está adequada com os nosso objetivos, metas e missão? Quais são os aspectos positivos e negativos desta adequação?
Políticas interna e lutas pelo poder podem afetar o desempenho das atividades marketing da companhia?
Como é o processo de tomada de decisão na empresa? É possível identificar pontos e processos críticos?
Podemos avaliar a importância do marketing e das ações de relacionamento com os consumidores da companhia? A função geral de marketing é bem avaliada na companhia?
Como funciona o processo de comunicação entre os departamentos da empresa? Pode ser melhorado?
A orientação para o mercado e para o consumidor poderá afetar positivamente ou negativamente as atividades da companhia?
A empresa tem planos de curto, médio e longo prazo? Como esta decisão pode afetar as atividades de marketing de nossa empresa?
O clima organizacional da empresa discute questões positivas e negativas com respeito à motivação e ao comprometimento de funcionários? Ações podem ser desenvolvidas para o aumento do conhecimento, habilidades e atitudes do pessoal da linha de frente?
[1] http://www.marketingpower.com/_layouts/Dictionary.aspx?dLetter=M#macroenvironment. 08/02/2014, 13h01.
[2] A. Hitt, Michael. Administração Estratégica: competitividade e globalização / Michael A. Hitt, R. Dane Ireland, Robert E. Hoskisson; tradução de José Carlos Barbosa dos Santos e Luiz Antonio Pedroso Rafael. São Paulo: Pioneira Thomson Learnoing, 2002. Pág 598 - 99.
Autor: Caetano Haberli - Consultor do MarkEsalq
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