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Foto do escritorMarkEsalq USP/ESALQ

Domino's Pizza inova em suas redes sociais com fotos sem produção

A rede de fast food é honesta com seus clientes postando imagens de como suas pizzas realmente são

As fotos postadas nas redes sociais das contas americanas da rede de fast food Domino’s Pizza estão indo na contramão das imagens de comida que circulam na rede. Enquanto seus rivais postam fotos superproduzidas, em estúdio, tiradas por fotógrafos profissionais, a marca tem divulgado imagens que parecem ter sido tiradas por quem não entende muito sobre como ser cool na internet. São fotos da vida real, daquela pizza que realmente chega à sua casa.

A estratégia de ser o mais fiel possível à realidade começou em 2010, quando a Domino’s começou a criticar seu próprio produto por meio de uma série de reformulações e pedidos de desculpas aos seus clientes. A empresa admitiu que sua comida falhava em testes de sabor e deixava seus consumidores decepcionados. Por esse motivo, prometeu adotar melhores ingredientes em suas receitas.


(Foto: Reprodução/Instagram)

Quando se compara o perfil americano do Instagram da Domino’s e da Pizza Hut, sua principal concorrente, o que se vê destoa bastante. O feed da primeira é, num primeiro momento, estranho para quem está acostumado com imagens de alimentos produzidas, mas começa a ficar natural com o tempo. Já as fotos dos rivais passam a parecer um tanto falsas.

Esse tipo de abordagem mais verdadeira em seus perfis começou em 2012, quando a Domino’s lançou a campanha Show Us Your Pizza (Mostre-nos Sua Pizza) e compartilhou as imagens do alimento (muitas vezes feias) tiradas por seus clientes. Atualmente, a rede de restaurantes tira suas fotos para divulgação nas redes sociais em cozinhas de teste ou enquanto as pizzas saem para entrega no delivery, sem nenhuma ajuda de um estilista de comida.


Foto: Reprodução/Instagram

"Mesmo que seja um pouco pegajoso, engordurado e haja um pouco de queimado, essa é a pizza que você recebe", disse Dennis Maloney, diretor digital da Domino’s, em entrevista à revista Fast Company. "E te faz pensar em como foi bom da última vez que você comeu isso". Esta abordagem não apenas vai contra uma tendência das mídias sociais, como é totalmente diferente do que tem sido feito até agora pelas redes de fast food. Considere como o McDonald’s fotografou seus Big Macs ao longo dos anos. O pão é uma montanha dourada. As sementes sobre eles são gemas de alabastro. E, de alguma forma, é possível distinguir os picles, a carne bovina, a alface e o molho especial na sua pilha perfeitamente equilibrada. Esses alimentos sempre foram fotografados como ícones, tão cuidadosamente apresentados que nenhum funcionário conseguiria fazer algo parecido durante seu horário de almoço. Nos Estados Unidos, as vendas da Domino’s não param de subir, enquanto as da Pizza Hut estão em queda. E a previsão é de que até o final do ano a dona do perfil #nofilter conquiste o primeiro lugar do setor. Fonte: Época Negócios

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