Muitas empresas em todo o mundo utilizam de campanhas publicitárias para melhorar sua reputação, que pode já ser positiva ou negativa, essas campanhas sendo bem pensadas na maioria das vezes agregam positivamente as empresas, pois planejam sobre o que o público necessita ou deseja. E a seguir serão apresentados alguns casos.
Primeiramente, é possível observar a marca Boca Rosa Beauty, que a dona é a influenciadora digital Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa. Ela teve o início da carreira na plataforma do Youtube com vídeos se maquiando desde 2011, e vem crescendo desde então, com esse seu amor por maquiagem em 2018 lançou em parceria com a marca de cosméticos Payot sua primeira coleção de maquiagem, a qual possuía como público-alvo os seguidores da blogueira.
No ano de 2020 Bianca Andrade participou do reality show Big Brother Brasil 2020, o qual fez com seu público se ampliasse, pois o programa seria exibido para todo o Brasil. Com a intenção de divulgar sua marca, levou para dentro do reality suas maquiagens, para utilizá-las lá. Além disso, em suas redes sociais fez sua campanha publicitária divulgando vídeos, os quais mostravam as maquiagens que ela utilizava.
Contudo o que mais fez com que a marca conquistasse compradores foram suas lágrimas durante os conflitos da casa, pois mesmo chorando, sua maquiagem sempre continuava intacta. Com isso, sua marca viralizou em todas as redes sociais, com posts elogiando a marca, como o a seguir:
Além da marca Boca Rosa Beauty, é possível observar também a empresa Itaú, o qual é um banco muito famoso no Brasil, que possui em seu time mais de 100 mil pessoas e durante a pandemia de 2020 se envolveu em uma polêmica em seu processo seletivo, o qual se inscreveram 72 mil participantes, mas apenas 125 foram aprovados, e analisando a foto desses aprovados, é notável a problemática.
A foto foi altamente criticada, pela baixa presença de diversidade entre as pessoas selecionadas no processo seletivo do banco, por essa razão o banco passou a receber diversas críticas sobre a inclusão ser apenas no papel e não na prática, manchando então sua imagem, visto que na atualidade as pessoas estão se engajando cada vez mais nesse assunto de diversidade e equidade de oportunidades, sendo assim suas próximas campanhas publicitárias foram feitas pensando nisso.
Devido a essa polêmica, o Itaú passou a trabalhar com campanhas ainda mais fortes sobre a inclusão dentro da empresa, apresentaram como um compromisso e como um pilar da organização impulsionar a diversidade, e para demonstrar que não é apenas no papel, eles divulgam seus relatórios anuais sobre os pilares.
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