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CAIQUE GIANOTO DOS SANTOS

O consumo consciente e seus impactos nas estratégias de marketing

Nacionalmente famosa por seus produtos de higiene e beleza, a Natura se destacou recentemente ao sair da caixa e trazer uma visão futurista para sua marca. Nos últimos anos, os hábitos, crenças e comportamento dos consumidores mudaram significativamente, com uma crescente tendência observada de preocupação com a sustentabilidade e o consumo consciente.

Embora a discussão sobre problemas ambientais e a necessidade de mudança de comportamento não seja nova, é mais recente que essa conversa se tornou realidade. As pessoas realmente começaram a se importar com essas causas, mudando o seu comportamento de consumo.

O consumo consciente é uma prática que tem como ideologia uma consciência coletiva do meio ambiente, que leva em conta o impacto do consumo exagerado de produtos nas áreas ambientais, econômicas e na sociedade como um todo. Sendo assim, uma pessoa que leva como estilo de vida o consumo consciente é uma pessoa que pondera o que suas compras impactam no mundo e tem um pensamento crítico para saber se há a necessidade de comprar tal produto ou em casos de se há outro produto mais sustentável no mercado que possa substituir um mais poluente. Neste sentido, muitas pessoas passaram a consumir marcas que produzem mercadorias sustentáveis e também a adquirir outros produtos reusáveis, seja comprando roupas já usadas em brechós, por exemplo, ou em casos de um produto vir a ser reutilizado como matéria prima posteriormente ao seu uso, tal como as garrafas retornáveis.

Como costuma acontecer com novas tendências no mercado, as grandes marcas observaram o crescimento dessa área e muitas decidiram incorporar em seu marketing essa tendência do consumo consciente, mas nem todas conseguiram. Um grande caso de sucesso é a Natura, que aplicou diversas práticas sociais para sua marca e criou um grande laço junto a esse público conscientizado. Um exemplo disso é a campanha “Natura Friday” e “Natura da”, na qual a empresa doou um real de cada compra realizada na sua marca para projetos sociais na África. Essas ações sociais aproximam a empresa desse público e revelam uma tendência também em estratégias de marketing, com outras empresas desejando entrar nessa “trend” e atrair um novo público fiel.



Assim, essa tendência do consumo consciente passou a ser valorizado não só pelos consumidores, mas pelas empresas também, o que causou um grande impacto nas estratégias de marketing. Hoje, muitas grandes marcas estão ativas promovendo o marketing sobre o consumo consciente, seja por meio de projetos sociais, ambientais ou mudanças no seu modo produtivo, seja em prover pequenas atitudes para fazer parte desse grande grupo conscientizado.

De fato, esses impactos estão sendo ainda gerados e, por ser algo novo, não se sabe ainda até onde essa tendência irá chegar. Entretanto, já podemos observar nas redes sociais que muitas pessoas estão atentas para empresas que realmente aplicam o marketing consciente como parte de seus ideais (como a Natura), ou se é algo que a empresa está fazendo de fachada apenas para seguir a “trend”. Seja qual for o real motivo, um fato não se discute: o marketing de consumo consciente é atualmente quase uma área fixa e obrigatória na estrutura de marketing de grandes empresas, sendo ativo na percepção da imagem da empresa pelos consumidores.

Por fim, o consumo consciente alterou o marketing e sua estrutura de uma forma inesperada. As empresas devem cada vez mais se aproximar desse lado sustentável, como fez a Natura, adotando uma visão futurista do mundo e o consumo verde como padrão para o bem-estar da sociedade.



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