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Jullia Damasceno

O marketing também passou pela pandemia

Atualizado: 23 de out.

Escutar sobre pandemia do covid-19 já se tornou um assunto comum para nossos ouvidos, porém as consequências dela continuam se desdobrando até hoje e o marketing não podia ficar de fora dessa, né? Mas então, como poderiam essas consequências afetar o marketing que se estabelece hoje no mercado? Primeiramente, precisamos entender que no mundo pós-pandemia o comportamento de consumo mudou, o consumidor não é mais o mesmo devido a brusca mudança no cenário que ocorreu lá em 2020, e um dos maiores objetivos do marketing é acompanhar a todo instante esse novo comportamento. Pensando um pouco sobre tomada de decisão, durante a pandemia as pessoas precisavam estabelecer uma prioridade de compra para aquilo que era mais essencial para elas, assim, esse comportamento se estendeu para além do período de confinamento. Desta forma, o marketing precisou “mexer seus pauzinhos” e reagir a essa nova tendência e, então, a forma que ele encontrou para isso foi demonstrar para seu cliente como o produto em questão seria essencial ou importante para o consumo. 

Mas para entender o que seria essencial para o consumidor é necessária uma coisa muito importante, informações. Informações essas que podem ser obtidas através de uma coleta de dados que ajudam na tomada de decisão da empresa a partir da análise desses dados, isso também é conhecido como data driven. Portanto, durante e pós-pandemia a demanda por novas tecnologias que auxiliassem em uma visão raio-x do consumidor aumentou, tornando-se uma grande aliada do marketing digital.  

Durante o período de confinamento em muitos momentos nos víamos sozinhos, mas uma coisa sempre estava lá ao nosso lado... smartphones e computadores. Muitos de nós passaram horas e horas mexendo nessas telinhas, o que proporcionou uma ótima oportunidade para o marketing digital se consolidar em nosso meio. Como já dito anteriormente, novos métodos e tecnologias se tornaram fundamentais para o marketing digital que conhecemos hoje, e tudo isso através da experiência que a pandemia nos trouxe. Um dos grandes nomes envolvidos nessas tecnologias é a Inteligência Artificial (IA), que proporciona a coleta de dados e obtenção de provisões para empresa a fim de desenvolver um quadro personalizado do cliente e decisões mais assertivas e eficazes. 

Mas não foi só o marketing digital que se beneficiou com essa tendência, em paralelo, ou talvez nem tanto, o marketing educacional também aproveitou a onda para alcançar novos clientes. Se pararmos para analisar, precisa-se de um profissional que possua capacidade analítica de dados e um ótimo conhecimento sobre as tecnologias que habitam nosso mundo digital de hoje e para isso é necessário educação. Portanto, um setor do marketing educacional atual vem investindo para alcançar novos alunos interessados nessas áreas, a fim de não só aquecer o mercado educacional, mas também de proporcionar novos profissionais que possuam domínio sobre uma nova ferramenta importantíssima para outros setores do marketing também.  


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