O Marketing praticado atualmente é fundamentalmente diferente do Marketing praticado nos últimos anos. O surgimento de diversas empresas e tecnologias, possibilitou e, consequentemente, obrigou as organizações a repensarem toda sua estrutura de entrega de valor. Se antes o trabalho do marketing era quase que artístico, atualmente tem se tornado uma ciência cada vez mais exata, com diversas técnicas e ferramentas orientadas a dados.
Nos dias de hoje, os profissionais de Marketing são responsáveis por quantificar, executar e medir estratégias de crescimento baseadas nos dados gerados por seus clientes e pelas diversas estratégias adotadas. No modelo tradicional de Marketing, os profissionais procuravam investir em grandes orçamentos para atingir muitas pessoas, mesmo sabendo que boa parte não eram seu público-alvo, convertendo uma fração mínima desse público.
Com as tecnologias atuais, como a publicidade programática, as empresas podem tomar decisões cada vez mais precisas, conseguindo segmentar seus clientes assertivamente e impactando o público realmente relevante, mensurando com precisão quais foram as melhores tomadas de decisões, otimizando seus investimentos e executando com precisão suas estratégias.
Essa abordagem certeira só é possível com o Marketing orientado por Dados, onde é possível impulsionar o crescimento sem desperdícios, buscando o crescimento sustentável das organizações. Todas essas mudanças ocorridas na transformação digital das empresas têm um grande responsável: o consumidor.
O acesso rápido e fácil à informação aliados à grande competitividade na maioria dos mercados, exigem que as empresas entreguem experiências verdadeiramente otimizadas e personalizadas para seus consumidores, caso queiram sobreviver nos dias atuais.
Apesar dessa exigência, a grande maioria das empresas ainda não estão preparadas para enfrentar o novo cenário. A mentalidade, processos e filosofias de negócio ainda precisam evoluir nesse sentido para permitir que diferentes áreas estratégicas estejam conectadas adequadamente para permitir que as decisões e estratégias sejam orientadas por dados.
Todas as empresas possuem dados de alguma forma ou outra e em grande volume, porém o tamanho crescente e a variedade de fontes tornam difícil analisar e extrair conclusões simples. Por isso, muitos profissionais ainda tomam decisões baseadas em opiniões, sem estar fundamentada em dados. Mesmo empresas maduras ainda têm dificuldades para entender a jornada de seus clientes e quais etapas influenciam em suas decisões.
Não há dúvidas que o Marketing Orientado por Dados ganhará cada vez mais força com a evolução das tecnologias. O grande desafio para as empresas é mudar a mentalidade de toda a organização para que os dados sejam coletados, armazenados e processados com o objetivo de gerar insights e decisões baseadas em dados.
Ana Pizzirani
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