O primeiro console de videogame do mundo, o Magnavox Odyssey, foi lançado em 1972. A maioria dos jogos consistia em simuladores de esportes, que precisavam de dois jogadores, pois a tecnologia da época era insuficiente para simular um segundo competidor. Desde então, a indústria de jogos digitais vem evoluindo de forma exponencial. Em 1994, a Sony lançou o primeiro PlayStation, console que iria revolucionar este mercado para sempre. Atualmente, os jogos são dotados de inteligência artificial de altíssimo nível e design ultra realista.
Além de evoluírem a nível tecnológico, os games foram se tornando cada vez mais populares, atraindo milhões de pessoas ao redor do mundo. Nos dias de hoje, muitos jogos são conectados à internet, e seus usuários formam verdadeiras comunidades, em que interagem e trocam experiências. Além disso, com as mídias sociais, os games estão viralizando cada vez mais rápido, e conseguindo atrair milhões de pessoas em poucas horas.
Neste cenário, muitas empresas enxergaram nos games uma maneira diferenciada de alcançarem seus clientes, de forma mais interativa e descontraída quando comparadas à publicidade tradicional. Assim, se popularizou uma prática já existente, conhecida por Advergame, ou Game Marketing, que consiste na publicidade de mercas dentro de jogos digitais.
Este modelo, se bem empregado, pode se tornar uma ferramenta poderosíssima, sendo capaz de alcançar um público-alvo extremamente assertivo, além de gerar um altíssimo nível de engajamento, com custo relativamente baixo. Outra vantagem é o tempo de exposição à marca, que pode ser muito mais longo, e menos cansativo.
Os Advergames podem ser ilustrativos, quando as mensagens publicitárias são inseridas em alguns momentos durante o jogo; associativos, quando os produtos são expostos de forma com que o jogador os associe a determinado estilo de vida ao qual o jogo diz respeito; ou então demonstrativo, no qual o jogador tem a possibilidade de experimentar ou utilizar o produto virtualmente dentro do jogo. As empresas que desejam ser mais ousadas podem optar ainda pelo desenvolvimento de jogos 100% voltados para suas marcas.
Neste cenário de isolamento social, houve um crescimento tanto do público consumidor de jogos digitais, quanto do tempo dispendido pelos usuários nesta atividade, visto que essa é uma das poucas formas de lazer que restaram às pessoas. Sendo assim, essa forma de publicidade pode ser uma excelente oportunidade para se adaptar aos novos tempos, além de possibilitar o alcance de novos mercados.
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