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Foto do escritorMarkEsalq USP/ESALQ

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda!" - Por Pedro Marcilio

Essa foi uma das maiores afirmações que Henry Ford, criador da marca de automóveis Ford, fez quando começou sua indústria. Muitos ainda acreditam que propaganda é um mal necessário. Uma “despesa” muito cara. Perdoai, eles não sabem o que falam!


Esta é uma visão distorcida sobre a grande importância da comunicação e do marketing. Comunicação é a grande prática para se atrair clientes, consumidores, é uma alavanca de vendas. Por outro lado, e aí sim eu chamo de despesa, é quando se faz propaganda simplesmente por fazer. Se meu concorrente faz e eu tenho que fazer. Não é por aí! A coisa não é não simples assim. Há muito tempo a propaganda vem ganhando técnica e evoluindo muito. Deixou de ser um espaço onde estética e texto devem combinar. Ninguém compra uma marca de desodorante porque ele protege, isso é obrigação nessa categoria. Compra porque, proteção tem que ter o significado de segurança, liberdade, aceitação social, entre outras necessidades psicológicas.


Isso remete a um ponto fundamental: conhecer seu cliente, seu consumidor. Saber, realmente quem ele, é como se comporta, no que acredita, como se expressa, seus valores e assim por diante. Não se faz propaganda para agradar o “dono da empresa”, e sim para atrair seus clientes.Um dos grandes desafios da propaganda não é criar o tal “top of mind”, mas sim conseguir um share of heart, um espaço no coração das pessoas.



Com a velocidade e quantidade de informações que cada um de nós recebe hoje em dia, por meio das mais diferentes mídias, digitais ou off-line, o poder de absorção é cada vez menor. Um post nas redes sociais tem de 3 a 5 segundos para agarrar a atenção de quem vê e assim mesmo não significa que quem viu vai comprar. Do que adianta 800 likes no Facebook se isso não se traduziu em vendas? A propaganda é um sub composto do marketing e está atrelado a estratégias, conteúdos cada vez mais necessários para convencer e seduzir alguém de experimentar uma nova marca ou comprar novamente.



Marcas bem-sucedidas tem fãs, embaixadores, aqueles que defendem seus diferenciais e incentivam outras pessoas a experimentar. A propaganda, bem-feita, bem estruturada e articulada às estratégias de marketing elaboradas, ajudam a criar esse batalhão de seguidores e influenciadores. Afinal, é sempre bom estar ao lado de Marcas campeãs. Tenha sempre ao seu lado um expert em comunicação e não dê para qualquer um essa responsabilidade. Isso sim pode ser a diferença entre “gastar” ou investir em propaganda.


Pedro L. Marcilio

Mentoria & Inovação em Marketing

pedrotcv@hotmail.com

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